Regras de Etiqueta no mundo Digital

Você certamente já ouviu falar em regras de etiqueta. Na verdade isso vale mais para algumas dicas de como se portar em determinadas ocasiões/situações.

No mundo digital elas também existem. Vamos listar algumas delas. Devemos sempre nos colocar no lugar de quem está lendo o que estamos escrevendo.

Uma questão muito importante que sempre deve ser levada em conta é: quem está lendo o que foi escrito não consegue saber o tom de voz nem a intenção daquela escrita. Por isso, numa conversa informal, os emojis são uma boa pedida. Um sorriso, uma carinha triste, um envergonhado, entre tantos outros.

Evite usar letras maiúsculas. Escrever um texto UTILIZANDO LETRAS MAIÚSCULA, SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO COM O LEITOR. Não queremos isso, não é mesmo? Então, utilize letras maiúsculas somente no início de frases e nomes próprios.

Você utiliza muitos pontos de interrogação?????????? Ou então, enfatiza algo com vários pontos de exclamação??!!!!!!! Não, isso não é uma boa prática, pois pode parecer um tanto quanto... inadequado. 

Se quiser fazer uma pergunta, apenas pergunte com um único ponto, fica mais agradável, não é mesmo?

Para enviar um e-mail, atenha-se a escrever um conteúdo relacionado ao assunto do e-mail, ou então, altere o assunto, uma vez que o assunto pode facilitar na busca de uma determinada combinação.

Se um mesmo e-mail for enviado para vários endereços diferentes e os mesmos não tem relação profissional, envie em cópia oculta.

Se um e-mail for enviado para mais de um e-mail e todos devem estar cientes do assunto, utilize a função responder a todos, porém, se a resposta for somente para uma pessoa, responda somente para a mesma.

A pedidos, em breve escreveremos por aqui algumas regrinhas específicas para whatsapp e outra para redes sociais.