LK6 Comunicação

Site name

Home office x officeless

Quando falamos em trabalho remoto, a distância, logo vem em mente o home office, que é o trabalhar a partir da sua casa e vem aquela imagem da pessoa tralhando de pijama na frente do computador. Esse termo tem sido muito usado nos últimos dias, uma vez que estamos em confinamento e obrigatoriamente trabalhando de casa.

Mas a verdade é que muitas empresas já adotaram o trabalho remoto há muito tempo e vai muito além do home office. Oferecer aos colaboradores o trabalho remoto é dar liberdade para as pessoas trabalharem de onde elas se sentem mais produtivas. Pode ser em casa, porém, pode ser em um café, coworking, praia, hotel, de qualquer lugar. O conceito officeless é isso, é poder trabalhar de qualquer lugar acreditando que as pessoas estão engajadas com os resultados da epresa independente de onde elas estejam ou do horário.

Infelizmente, não é todo tipo de negócio que permite esse modelo, como uma loja física ou uma fábrica, por exemplo. Então, a primeira coisa é pensar se o seu negócio comporta o trabalho remoto.

Alguns dizem que é impossível encontrar uma equipe que realmente vai estar engajada e trabalhando sem alguém controlando, mas, vai de acordo com o perfil. Empresas que adotam o conceito officeless devem buscar pessoas incríveis e podem atender clientes de qualquer lugar. O escritório passa a ser uma internet de qualidade (indispensável) e um notebook.

Não se trata de trabalhar sozinho e sim, trabalhar conectado com pessoas que tenham o mesmo perfil e engajamento de qualquer lugar do mundo.

Como toda forma de trabalho, vamos dar algumas dicas valiosas (nesse caso vale tanto para o officeless quanto para o atual momento do home office):

1 - Crie seu escritório virtual
A primeira coisa a criar é uma estrutura em que todos tenham acesso e você possa organizar seus documentos. Nós indicamos o Google Drive que permite o compartilhamento de pastas. Defina com a sua equipe como será realizada essa organização para que fique fácil e intuitiva e tudo seja encontrado.

2 - Crie uma rotina de trabalho
Essa, acredite, é a parte mais difícil e mais importante. Assim como em um escritório físico você deve ter uma rotina (hora de chegada, hora do café, almoço, saída, no que será trabalhado e por quanto tempo, etc), fora do escritório é a mesma coisa. Antes de começar, organize o que, por que, quando e por quanto tempo será executada cada tarefa com as suas pausas.

3 - Defina um aplicativo para gerenciar as tarefas em equipe
Existem muitos aplicativos e serviços web que auxiliam a organização do trabalho. Defina apenas o básico necessário, pois é muito fácil se perder nesse ponto com muita informação.

4 - Estruture a TI da sua empresa para trabalho remoto
Aquela velha frase: "Tenho quase tudo na nuvem, mas os arquivos importantes estão lá no escritório" devem acabar.
Se a sua empresa possui a estrutura de VPN (do inglês Virtual Private Network ou Rede privada virtual) os recursos de TI da sua empresa passam a ser mais um ativo em nuvem.
Resumindo, tenha todos os arquivos da sua empresa acessíveis por todos que precisam trabalhar neles de forma segura, para isso, indicamos o cara que é fera nessas configurações Rafael Aquino (Clica no nome dele e vai direto pro whatsapp).

5 - Estabeleça um horário de trabalho
O mais comum é, quando não se tem um compromisso de horário com outra pessoa, acabar cumprindo uma jornada de trabalho ou muito curta, ou muito extensa. Então, programe-se e cumpra o horário. Entenda que se você definiu que as 18 horas vai encerrar o expediente, finalize o que está fazendo até esse horário. Faz bem para sua saúde mental.

6 - Arrume-se
Agora, tire o pijama! Coloque uma roupa que você usaria em público, isso faz você se sentir bem consigo mesmo, confiante e te ajuda a ter a consciência de que não está em casa para descansar, mas para trabalhar.

7 - Pense no resultado
Defina objetivos para cada atividade e foque no resultado. É muito comum começar uma tarefa e ter mil ideias de outras, mas não perca o foco. Primeiro, finalize o que você está fazendo, tome nota das suas ideias e quando finalizar a atual, aí sim, organize as próximas definindo uma ordem que pode ser da mais rápida para a que demanda mais tempo, ou, da mais urgente para a menos relevante.

8 - Evite distrações
Desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco. Delegue horários para ler notícias e conferir o whatsapp.

Essas são apenas algumas dicas, teriam muitas outras. Se precisar de ajuda com alguma dúvida mais pontual, pode chamar a vontade que estamos aqui pra te ajudar.

Acredito que depois desse período de confinamento, algumas empresas que tinham preconceito desse modelo de trabalho passem a confiar mais nos seus colaboradores e na produtividade. Então, dê o seu melhor agora e ajude a mostrar que officeless é o caminho.