LK6 Comunicação

Site name

Como ser um empreendedor altamente produtivo

Quem é empreendedor sabe que muitas vezes as coisas não saem como o planejado. Sua pauta de tarefas no final do dia parece ter triplicado ao invés de diminuir, você se sente improdutivo e tem a sensação de não ter feito nada o dia todo, quando na verdade, passou o dia resolvendo novas pendências e e-mails que chegaram no decorrer do dia. 😳😦 Se identificou com esse cenário? Então se liga em algumas dicas que preparamos para você. 👇💪

Nesse post, vamos mostrar como algumas atitudes e mudanças de postura vão te tornar um profissional mais produtivo e empreendedor. Ações como organizar o seu tempo, procurar sempre se manter atualizado e até mesmo fazer pequenas pausas no seu dia a dia são simples e fazem toda a diferença para o quesito produtividade.


1. Organize seu tempo 😉⏰
Pode parecer óbvio e até mesmo impossível, mas é isso mesmo, organize o seu tempo. Não é por acaso que o velho ditado diz que "tempo é dinheiro" 💸💸. Por isso, saber organizar melhor quais tarefas você vai executar durante o seu dia é essencial para se manter produtivo.
A dica inicial é fazer um cronograma diário das suas práticas, separando cada uma das suas obrigações em blocos de tempo. Separe, por exemplo, a primeira meia hora do dia para ler e responder e-mails, a segunda hora para terminar as tarefas em aberto, e assim sucessivamente.
O importante é que você não fique perdido com tantos afazeres e saiba delimitar, afinal, quanto tempo você precisa para fechar cada ação do dia. Um método interessante para fazer isso é criar uma “to-do list”, ou seja, uma lista simples com tarefas — e horários — que podem ser riscadas à medida que você as conclui.
Aqui na agência, utilizamos o Todoist para fazer essa organização, além disso, sempre trabalhamos primeiro as tarefas mais urgentes do dia, assim, podemos focar no restante das tarefas sem tanta pressão.

 

2. Dê um tempo no celular e nas redes sociais 👀🤚
Sabemos o quanto aquela rápida olhadinhas nas redes sociais, no whatsapp e até mesmo nos e-mails, podem se transformar em horas, por isso, essa dica é essencial para não cair na tentação. Por aqui, utilizamos o método Pomodoro, onde focamos durante 30 min, em uma única tarefa, tentando finalizá-la nesse período de tempo, caso a tarefa seja muito grande, o ideal é dividi-la em blocos, para facilitar sua execução, após os 30 min, fazemos uma breve pausa de 5 min, onde você pode levantar e tomar uma água, pegar um café ou checar sua caixa de email, delimitando assim o seu tempo por lá também. A cada 4 Pomodoros faça uma pausa longa de 15 min.

 

3. Delegue mais 📝✅
A maioria dos empreendedores tem dificuldade em delegar. Confie em pessoas que possam realizar as tarefas. Não queira carregar sua empresa nas costas. Invista em soluções qualificadas para cada setor da sua empresa. Por exemplo, no setor de vendas, encontre alguém qualificado para isso, ao fazer isso, você verá esse setor sendo utilizado com todo o seu potencial e trazendo mais lucros para empresa. Assim como o setor de marketing, invista em uma agência que auxiliará você e lhe trará resultados com estratégias pensadas por profissionais.

 

4. Seja líder e não um chefe 🙋‍♀🙋‍♂
Um dos pontos que mais afetam a sua produtividade é a sua equipe. Quando a sua equipe está motivada e se sente acolhida, ela irá trabalhar sozinha, sem grandes problemas. Agora se a sua equipe se sente coagida e tensa, ela não terá um bom rendimento. Seu papel como líder é se mostrar aberto a ouvir sua equipe e buscar uma melhoria constante, mostrando que ela é tão importante para empresa quanto a empresa é para ela. Valorize seus colaboradores, ouça-os, demonstre a importância deles sem medo.

 

5. Trace metas e monitore resultados ✅✅
Você nunca irá para frente se não souber exatamente aonde quer chegar. Por isso, é tão importante criar metas desafiadoras e, ao mesmo tempo, possíveis, para se manter constantemente motivado e focado. Sua produtividade como vendedor, por exemplo, crescerá exponencialmente se você planejar aumentar o seu número de clientes em 50% em um ano.
Para chegar a esse objetivo, você precisará se propor novas posturas e monitorar os seus resultados mês a mês. Portanto, criar métricas é essencial para que você consiga fazer essa monitoria de forma regular e detectar se, afinal, você está indo no caminho certo ou se há algo no seu planejamento que não está funcionando como deveria — nesse caso, você terá tempo para adaptar e aprimorar as suas táticas.

 

Não tenha medo de errar e acima de tudo de recomeçar. Lembre-se que o sol nasce para todos, mas só os que persistem são chamados de sortudos.

Gostou das dicas? Nossa empresa pode auxiliar você em muito mais! Entre em contato conosco e saiba como fazer sua empresa crescer ainda mais!