Como escolher as palavras-chave do seu conteúdo

A otimização de um site não depende apenas de uma aparência boa, layout moderno e boa programação, requer um conteúdo de qualidade e organizado. Isso auxilia no posicionamento orgânico e também para otimizar campanhas de Links Patrocinados. Saiba quais palavras-chave utilizar.

Fazer bom conteúdo é tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando esta palavra.

Separamos algumas ferramentas que auxiliam a localizar as melhores palavras para criação do seu conteúdo. Conheça-as:

1. Planejador de palavras-chave do Google 

Esta ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham idéias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem sucedida”.

2. “Autocomplete” do Google

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google, e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra chave para ver mais variações.

 

 3. Übersuggest

Esta ferramenta utiliza dos dados do Google e outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões, de uma só vez. Em outras palavras, ele faz várias das tarefas descritas anteriormente.

Também é útil para pesquisa de palavras-chave e nichos específicos à serem explorados dentro do seu mercado.

Apesar disso, é uma ferramenta básica e que só deve ser usada para gerar idéias e expandir suas listas de palavras-chave. 

4. KeywordTool.io

A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque ele usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Ele funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse). Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os anunciantes de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre esta ferramenta é a facilidade na navegação. 

5. WordStream

Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para seu tema escolhido. A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente. Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você se inscrever para a versão paga (que é cara). WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo o que pode ajudar a refinam suas listas.

 6. Keyword Eye

Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar resultados por uma determinada métrica. Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia, até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

7. Keyword Revealer’s

Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como a métricas correspondentes como: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar-lhe como a competição é difícil e prever quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões que fornecem a ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá.

Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas 3 buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

8. AdWords Search Terms

Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google AdWords.

Não há melhor maneira de entrar na sua mente do que ver exatamente como eles procuraram para seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google AdWords, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para seu grupo de anúncios como palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, adicione ela como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no AdWords, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

9. SEMRush

Com o SEMRush é possível não só pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas, identificar quem são seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um destes site. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes compram no Google AdWords, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro. Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles.

 

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente, e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem sucedida e rentável.