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Como definir metas para seu E-commerce?

Por aqui, ouvimos muitas comparações do tipo: Por que minha loja não vende nada e a do meu concorrente tem muito sucesso? Então fazemos uma análise para o cliente e barramos em algumas questões como: 

- Qual sua meta mensal de vendas na loja online?

- Quanto você está disposto a investir para atingir essas metas? 

Não existe sucesso sem um mínimo de investimento (infelizmente). Seja ele de tempo e/ou dinheiro. 

Para calcular a meta de vendas, devemos ter as seguintes informações:

1. Custo da Operação mensal (Valor pago para agencia de comunicação + valor de aluguel de plataforma + valor de hospedagem + valor de funcionários se houver).

2. Valor de investimento em mídias pagas

3. Ticket médio de vendas (Qual o valor médio de cada pedido?)

4. Qual a margem de lucro que você tem em cada produto vendido?

5. Qual o ponto de equilíbrio da sua loja? Ou seja, quanto precisa vender, gerar de lucro para se pagar.

Por isso, montamos a seguinte tabela, com valores fictícios, que pode facilitar o seu cálculo.

Custo da Operação Mensal R$ 2.000,00
Gastos com Mídias Pagas R$ 725,00
Custo Total (Operação + Mídias) R$ 2.725,00
Ticket Médio R$ 250,00 
Margem Bruta 35%
Margem por venda  R$ 87,50
   
Ponto de equilibro=Custos/Margem por venda
   
Número de Pedidos 31
Valor Total de Vendas (Pedidos * Valor Médio por pedido) R$ 7.785,71
   

Essa tabela calcula somente o ponto de equilíbrio que é o quanto o seu e-commerce precisa vender para não gerar prejuízo.

Agora, vamos usar a mesma tabela acrescentando um valor de retirada dos sócios mensal:

Custo da Operação Mensal R$ 2.000,00
Gastos com Mídias Pagas R$ 725,00
Valor esperado de Retirada dos Sócios Mensal R$ 4.000,00
Custo Total (Operação + Mídias) R$ 6.725,00
Ticket Médio R$ 250,00 
Margem Bruta 35%
Margem por venda  R$ 87,50
   
Ponto de equilibro=Custos/Margem por venda
   
Número de Pedidos 77
Valor Total de Vendas (Pedidos * Valor Médio por pedido) R$ 19.214,29
   

Tendo esses valores, fica muito mais fácil de iniciar um planejamento de marketing digital.

Pensando em um funil de vendas que calcula quantas visitas o site deve ter para converter em vendas, temos o seguinte:

 Investimento em Marketing Digital

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