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A importância da Persona para criação de conteúdos

O primeiro passo antes de iniciar a criação de conteúdos para redes sociais ou blog é conhecer o perfil de quem você deseja atingir. Devemos criar conteúdos assertivos que realmente chamem a atenção do nosso cliente, que façam ele querer nos seguir e se interessem pela nossa marca, para isso, precisamos humanizar a comunicação, nos aproximando do nosso público.
"Para não ser substituído por um robô, não seja um robô", com esa frase, a Martha Gabriel resume maravilhosamente bem essa importância do conteúdo e ações que aproximam as pessoas.

Para entender o perfil do cliente, é muito importante criar a Persona da Marca.

O que é Persona?

"Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia as estratégias de criação de conteúdo e de marketing digital."

Muitas vezes a Persona é confundida com público-alvo, mas não é a mesma coisa, pois o público-alvo retrata uma faixa de clientes ou possíveis clientes com características demográficas como idade, sexo, localização, entre outros, enquanto a persona cria o cliente ideal, a pessoa que você quer atingir de forma mais humanizada e personalizada.

É muito mais eficaz (e fácil) direcionar uma campanha para um avatar do que para o público-alvo. Existem alguns tipos de negócios que exigem mais de uma persona e tudo bem. Crie quantas forem necessárias desde que seja observado que muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

Por que criar uma persona?

As vantagens da criação da persona são muitas, mas para o conteúdo é fundamental, pois identificamos o que atrai esse cliente, qual a linguagem que ele utiliza e assim você define melhor quais os tópicos a serem trabalhados para depois trabalhar o conteúdo.

Como criar uma persona:

Para criar uma persona, também conhecida como Avatar, devem ser definidas algumas características da mesma.

O ideal nesse processo é entrevistar um cliente que você considere o ideal (ou mais de um), ou uma pessoa que você entenda que é o tipo de cliente que você quer. O que deve ser definido:

  • Crie um nome para sua persona
  • Idade
  • Cargo
  • Hábitos
  • Frustrações
  • Desafios
  • Crenças
  • Hobbies
  • Estilo de vida
  • Hábitos de compra
  • Quais mídias preferem
  • Quem os influencia
  • Quais tecnologias usa
  • Onde busca informação
  • Critérios de decisão na hora da compra

Para facilitar o processo de criação de persona, indicamos a ferramenta criada pela Resultados Digitais que é o "Fantástico Gerador de Personas" que é um passo-a-passo com perguntas sobre a persona e ao final gera um PDF com a criação finalizada.

E depois?

Após a definição da Persona do seu Negócio, parta para pesquisas de conteúdos. Navegue pelas redes de concorrentes, ou outros negócios e identifique o que pode ser interessante para o seu cliente que você pode utilizar nas suas redes sociais ou blog.

Faça então um planejamento mensal ou semanal de conteúdos a serem postados.
Crie uma planilha com a data da publicação, o tópico a ser trabalhado, a legenda (texto da postagem) e que tipo de imagem ou vídeo deverá ser criado.

Antes de criar seu card (imagem ou vídeo da postagem), fique atento as regrinhas que devem ser observadas.

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